terça-feira, 31 de janeiro de 2012

A Advecção de Temperatura em 850mb

A Advecção de Temperatura em 850mb

A advecção de temperatura em 850 mb é frequentemente um indicativo de temperaturas em elevação na superfície, enquanto advecção fria em 850 mb frequentemente precede quedas nas temperaturas. Regiões de fortes advecções de temperatura são encontradas onde os contornos de altura geopotencial e isotermas são aproximadamente perpendicular uma com a outra. A influência de advecção térmica em 850 mb é tipicamente sentida na superfície em torno de um dia depois.

A Advecção de Umidade em 850mb

Advecção de umidade é o transporte horizontal de umidade, o qual tem uma regra muito importante no desenvolvimento de precipitação. Se pouca umidade está disponível, é muito provável que não se formará precipitação. Entretanto, se um ciclone é suprido com uma abundância de umidade, há uma maior probabilidade de desenvolvimento de chuva forte. Regiões de advecção de umidade estão frequentemente correlacionadas com regiões de advecção quente. Para as regiões de grande advecção de umidade basta olhar para áreas onde os contornos de altura geopotencial e isotermas estão aproximadamente perpendiculares. É fácil notar que a precipitação está localizada na região onde á forte advecção de umidade ocorrendo. As regiões que experimentam advecção seca não têm chuva.

Advecção de Vorticidade

A advecção de vorticidade conduz à subida ou queda de pressão à superfície. Vorticidade é a rotação localizada de ar. Ar que gira no sentido anti-horário (no Hemisfério Norte), tal como em ciclones e cavados, é dito ter vorticidade positiva. Ar girando no sentido horário (no Hemisfério Norte), tal qual como em sistemas de alta pressão e cristas, tem vorticidade negativa. Ar que gira no sentido anti-horário (no Hemisfério Sul), tal como sistemas de alta pressão e cristas, é dito ter vorticidade positiva. Ar girando no sentido horário (no Hemisfério Sul), tal qual como em ciclones e cavados, é dito ter vorticidade negativa. A advecção de vorticidade em altos níveis resultará numa resposta à superfície a qual tentará compensar os efeitos da advecção. Mais especificamente, advecção de vorticidade é indicativo de movimento ascendente/descendente de pressão à superfície.

Efeitos de Advecção de Temperatura

Quando você estiver analisando a temperatura numa previsão, olhe a temperatura corrente acima da estação para  a qual você está fazendo a previsão. Se essa temperatura é quente, então significa que ar quente está sendo transportado em direção a sua estação e a temperatura deverá subir. Por outro lado, se está ocorrendo advecção quente numa dada estação, é esperado que a temperatura aumente. Em contraste, caso advecção fria esteja ocorrendo numa dada estação, é esperado que a temperatura caia. Advecção de temperatura se refere à mudança de temperatura causada pelo movimento de ar pelo vento. A previsão de temperatura usando advecção envolve olhar a direção do vento e a temperatura corrente acima (na direção da qual o vento está soprando).