terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Bacia Hidrográfica: conceito, delimitação e características físicas



Bacia hidrográfica

Bacia hidrográfica é a área definida topograficamente, drenada por um curso d’água ou um sistema conectado de cursos d’água, de modo que toda a vazão efluente seja descarregada através de uma saída simples. Constitui-se no sistema físico ou área coletora da água da precipitação, que a faz convergir para uma única seção de saída, denominada exutória, foz ou desembocadura. A resposta de uma bacia é a de transformar uma entrada de volume de água concentrada no tempo e espalhada no espaço (chuva) em uma saída de água distribuída no tempo e concentrada no espaço (vazão do rio). Uma rede hidrográfica é o conjunto formado pelo rio principal e todos os seus afluentes e subafluentes.

Figura I. Ilustração de uma bacia hidrográfica


Bacias Hidrográficas Brasileiras

O Brasil possui uma das mais extensas e diversificadas redes fluviais do mundo, dividida em 12 regiões hidrográficas: Bacia Amazônica, Bacia Tocantins Araguaia, Bacia do Paraguai, Bacia Atlântico Nordeste Ocidental, Bacia Atlântico Nordeste Oriental, Bacia do Paraná, Bacia do Parnaíba, Bacia do São Francisco, Bacia do Atlântico Leste, Bacia do Atlântico Sudeste, Bacia do Atlântico Sul e Bacia do Uruguai.



Figura II. Bacias Hidrográficas Brasileiras



Bacias Hidrográficas do Rio Grande do Sul

O território do Rio Grande do Sul é formado por 3 grandes bacias hidrográficas: a Bacia do Uruguai, a qual faz parte da Bacia do Rio da Prata e abrange cerca de 57% da área total do Estado; a bacia do Guaíba com 30% do total e a Bacia Litorânea com 13% do total. 
O uso do solo da Bacia do Uruguai está vinculado principalmente às atividades agropecuárias e agroindustriais. 
A Bacia do Rio da Prata apresenta áreas de grande concentração industrial e urbana, sendo a mais densamente povoada do Estado, além de sediar atividades diversificadas incluindo indústria, agropecuária e agroindústria, entre outras. 
A Bacia do Guaíba apresenta usos do solo predominantemente vinculados às atividades agropecuárias, agroindustriais e industriais. 




Figura III. Bacias Hidrográficas do Rio Grande do Sul