terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Entenda alguns Símbolos Meteorológicos de Estações



 Entenda alguns símbolos meteorológicos de estações

Entendendo os símbolos meteorológicos...


Tempo Atual
O símbolo do tempo atual é plotado se no tempo de observação, há  precipitação 
ocorrendo ou uma condição causando redução de visibilidade. Tais símbolos são conhecidos através dos  seguintes modos:




Velocidade e Direção do Vento

O vento é plotado em incrementos de 5 nós ( 1 nó = 0,51 metros por segundo), com a ponta do símbolo apontando na direção da qual o vento está soprando (dica: vá em direção ao círculo, a direção da qual você veio é de onde o vento está soprando). A velocidade do vento é determinada pela adição do total de bandeiras, linhas e meias-linhas, cada qual com os seguintes valores:
Bandeira: 50 nós
Linha: 10 nós
Meia-linha: 5 nós

Se há somente um círculo desenhado sobre a estação com o símbolo sem vento, o vento é calmo. Abaixo há alguns exemplos de símbolos de vento:





Pressão

A pressão ao nível do mar é plotada em décimos de milibares (mb), com o primeiro 10 ou 9 omitido. Para referência, 1013 mb é equivalente à 29.92 polegadas de mercúrio. Abaixo são mostrados alguns exemplos de conversões entre pressão ao nível do mar plotadas e valores de pressão ao nível do mar:

410: 1041.0 mb
103: 1010.3
987: 998.7 mb
872: 987.2 mb


Tendência de Pressão

A tendência de pressão tem duas componentes, um número e um símbolo, para indicar o quanto a pressão ao nível do mar tem mudado durante as três horas passadas. O número fornece a mudança em 3 horas em décimos de milibares, enquanto o símbolo fornece uma ilustração gráfica do quanto esta mudança ocorreu. Abaixo estão os significados dos símbolos da tendência de pressão:








Cobertura de Nuvens

O montante que o círculo no centro da estação plota é preenchido em reflexo a quantidade aproximada na qual o céu está coberto com nuvens. Abaixo estão representadas as coberturas comuns de cobertura de nuvens: