quinta-feira, 15 de maio de 2014

Como é a configuração vertical de sistemas de pressão em latitudes médias? Por quê?

Como é a configuração vertical de sistemas de pressão em latitudes médias? Por quê?
As equações da vorticidade e do vento térmico são aplicadas para determinar a estrutura vertical dos sistemas de pressão.
As condições necessárias, mas não suficientes, para intensificar ciclones em médias latitudes são a presença de uma zona baroclínica ou frontal e a aproximação de um cavado em altos níveis.
Os sistemas de baixa pressão inclinam-se no sentido do ar frio, com o aumento da altura na troposfera, já os sistemas de alta pressão inclinam-se no sentido do ar quente, com o aumento da altura na troposfera. Essa inclinação é necessária para que os sistemas de pressão se intensifiquem com o tempo, onde a energia potencial é convertida em energia cinética.

Os contrastes de temperatura entre os trópicos e as altas latitudes resultam em um aumento na velocidade dos ventos de oeste com o aumento da altura na troposfera. Como os sistemas de pressão à superfície se movem à cerca da velocidade vento médio na troposfera, o cisalhamento vertical implica que o ar em baixos (altos) níveis da troposfera se move mais lento (mais rápido) do que os sistemas de pressão à superfície. As mudanças na posição relativa do ar em relação aos sistemas de pressão resulta em mudanças na vorticidade que estão relacionados com a divergência ou convergência.