domingo, 3 de janeiro de 2016

Índices de Instabilidade

Índices de Instabilidade

(em construção)

CAPE  (Convective Available Potencial Energy)

Mede a energia potencial disponível para a convecção. É uma medida de energia de calor latente susceptível de ser libertada e transformada em energia cinética e geopotencial das ascendências convectivas. Quando uma massa de ar é instável, o elemento de massa de ar que se desloca para cima e é acelerado pela diferença de pressão entre o ar deslocado e o ar ambiente mais frio a uma altitude superior. Esta tendência de ascenção cria correntes verticais que ''impulsionam'' as nuvens cumuliformes para um maior desenvolvimento vertical. CAPE é a medida da quantidade de energia disponível para convecção e está diretamente relacionada à máxima velocidade vertical potencial no interior de correntes ascendentes, assim altos valores indicam grande potencial para tempo severo.


Análise dos valores 

De 0 a 1000: estável ou pouco instável
De 1000 a 2500: instabilidade moderada
De 2500 a 4000: instabilidade forte e intensa
Maior que 4000: instabilidade extrema


Lifted Index


Parcelas de ar que começam a subir por conta própria, por serem mais aquecidas do que o ar ao seu redor, constituem um processo denominado convecção. Considere uma parcela de ar que começa a subir através da atmosfera depois de ter sido aquecida pelo Sol e o solo aquecido. O Lifted Index é definido como a temperatura de uma parcela em ascendência quando atinge 500 mb menos a temperatura do ar ambiente em 500 mb. Se o LI (Lifted Indexé um número muito negativo, então a parcela estará mais aquecida que o ar ao seu redor e continuará a subir. As tempestades são alimentadas por ar ascendente forte, assim o LI é uma boa medida do potencial da atmosfera para produzir tempestades severas. Em geral um valor de LI negativo indica uma atmosfera instável, quando mais negativo o valor de LI, mais instável a atmosfera, e mais forte a tempestade será.
O Lifted Index (LI) é um parâmetro utilizado na meteorologia para avaliar a estabilidade ou instabilidade atmosférica em uma determinada região. Ele mede a diferença de temperatura entre o ar parcelado ascendente (o ar que sobe na atmosfera) e o ar ambiente ao redor.
O Lifted Index é calculado comparando a temperatura do ar parcelado a uma determinada altitude (geralmente 500 hPa) com a temperatura ambiente nessa mesma altitude. Se o Lifted Index for negativo, indica que o ar parcelado é mais quente e, portanto, menos denso que o ar ambiente, o que geralmente sugere condições atmosféricas instáveis. Se o Lifted Index for positivo, indica que o ar parcelado é mais frio e, portanto, mais denso que o ar ambiente, o que sugere condições atmosféricas mais estáveis.
Um exemplo prático de como o Lifted Index é usado é na previsão de tempestades. Se o Lifted Index for negativo, indica que o ar parcelado está mais quente e menos denso, o que pode levar ao desenvolvimento de nuvens cumulonimbus e tempestades. Por outro lado, se o Lifted Index for positivo, indica que o ar parcelado está mais frio e mais denso, o que sugere uma atmosfera mais estável, com menor probabilidade de tempestades.
É importante ressaltar que o Lifted Index é apenas um dos parâmetros utilizados na análise da estabilidade atmosférica e na previsão do tempo. Outros fatores, como umidade, vento e cisalhamento vertical do vento, também são considerados para uma avaliação mais completa das condições atmosféricas.

CIN (convection inhibition) 

Representa a quantidade de energia necessária para o levantamento das partículas de ar até o nível de convecção livre. Um fraco valor de CIN é indicador do desenvolvimento generalizado da convecção, enquanto um valor elevado desse parâmetro significa que a libertação da convecção não pode ocorrer senão de forma muito restrita. 

A Convection Inhibition (CIN), também conhecida como Inibição Convectiva em português, é um parâmetro utilizado na meteorologia para avaliar a estabilidade da atmosfera e a capacidade de desenvolvimento de convecção (movimentos ascendentes de ar) em uma determinada região.
A CIN representa a quantidade de energia que precisa ser superada para que a convecção possa ocorrer. Ela está associada à presença de uma camada de ar relativamente mais estável, que inibe o movimento vertical ascendente do ar. A CIN é expressa em termos de energia potencial por unidade de massa (J/kg).
Um exemplo prático para entender a CIN é imaginar uma atmosfera com uma inversão térmica, ou seja, uma camada de ar mais quente e estável sobreposta a uma camada de ar mais frio. Nesse caso, a CIN seria alta, indicando uma forte inibição para o desenvolvimento de convecção. O ar teria dificuldade em romper essa camada de estabilidade e subir verticalmente, dificultando a formação de nuvens de desenvolvimento vertical, como as cumulonimbus, e a ocorrência de tempestades.
Por outro lado, se a CIN for baixa ou negativa, indica que não há uma inibição significativa para o movimento vertical do ar. Nesse caso, a atmosfera é mais propícia ao desenvolvimento de convecção, favorecendo a formação de nuvens convectivas, como as cumulus, cumulonimbus e ocorrência de tempestades.
A análise da CIN é importante para a previsão do tempo, especialmente em situações que envolvem o desenvolvimento de tempestades severas. Ela é utilizada em conjunto com outros parâmetros, como índices de instabilidade atmosférica, umidade e vento, para fornecer uma visão mais completa das condições atmosféricas e a possibilidade de ocorrência de eventos convectivos significativos.

Índice Showalter

É a diferença algébrica da temperatura da parcela de ar e do ambiente em 500mb (temperatura de uma parcela de ar após ascender do nível 850 mb até 500 mb considerando saturação). Quanto mais negativo esse índice maior será o empuxo experimentado pela parcela e maior será a chance de ocorrência de tempestades. Esse índice não leva em conta o aquecimento diurno ou a umidade abaixo de 850 mb, portanto é preciso cuidado ao utilizar os resultados desse índice.

Análise dos valores 

De 3 a 1: estável
De 0 a -3: instável com tempestades isoladas
De -4 a -6: muito instável com tempestades fortes
Menores que -6: extremamente instável com potencial para tempestades severas

O Índice Showalter é um parâmetro utilizado na meteorologia para avaliar a estabilidade ou instabilidade atmosférica em uma determinada região. Ele é um dos índices mais antigos e amplamente utilizados para prever o potencial de convecção e tempestades.
Esse índice é calculado comparando a temperatura do ar parcelado (o ar que sobe verticalmente) com a temperatura do ar ambiente em uma camada específica da atmosfera. Geralmente, utiliza-se a diferença de temperatura entre 850 hPa (aproximadamente 1,5 km de altitude) e a temperatura ambiente em 500 hPa (aproximadamente 5,5 km de altitude).

O valor do Índice Showalter indica a estabilidade ou instabilidade atmosférica da seguinte 

Valores positivos: Indicam estabilidade atmosférica. Quanto maior o valor positivo, mais estável está a atmosfera, o que dificulta o desenvolvimento de convecção e tempestades.
Valores negativos: Indicam instabilidade atmosférica. Quanto mais negativo o valor, mais instável está a atmosfera, o que favorece o desenvolvimento de convecção e tempestades.

Um exemplo prático de interpretação do Índice Showalter é o seguinte:
Se o Índice Showalter for -3, isso indica uma atmosfera relativamente instável, o que sugere um potencial maior para o desenvolvimento de convecção e tempestades. Por outro lado, se o Índice Showalter for +2, isso indica uma atmosfera relativamente estável, com menos chance de desenvolvimento de convecção e tempestades.

É importante ressaltar que o Índice Showalter é apenas um dos parâmetros utilizados na análise da estabilidade atmosférica e na previsão do tempo. Outros fatores, como umidade, vento e outros índices de instabilidade, também são considerados para uma avaliação mais completa das condições atmosféricas e do potencial de convecção e tempestades.

Índice K

O Índice K para ser significativo (>24) deve haver calor em baixos níveis e umidade em abundância deste a superfície até 700 hPa. Uma camada seca em 700 hPa reduz o valor de K. É uma medida do potencial de instabilidade baseado na variação vertical de temperatura, no conteúdo de umidade na baixa troposfera e na extensão vertical da camada úmida. Quanto mais positivo for K maior será a probabilidade de tempestades.



KINX = ( T850 - T500 ) + TD850 - ( T700 - TD700 )

T850 = Temperatura em graus Celsius em 850 mb
T500 = Temperatura em graus Celsius em 500 mb
TD850 =  Temperatura do ponto de orvalho em graus Celsius em 850 mb
T700 = Temperatura em graus Celsius em  Celsius em 700 mb
TD700 = Temperatura do ponto de orvalho em graus Celsius em 700 mb



Índice SWEAT

É calculado a partir de 5 termos: a umidade nos baixos níveis, pelo ponto de orvalho em 850 hPa; a instabilidade, através do índice Totals; o jato de baixos níveis, pelo vento em 850 hPa; o jato de altos níveis, pelo vento em 500 h


Pa e a advecção quente, entre 850 e 500 hPa. O SWEAT combina informação sobre as estruturas termodinâmica e cinemática da atmosfera, sendo portanto desenvolvido para a previsão específica de potencial para tempestades severas, como sugerido por sua denominação. Valores de SWEAT  acima  de 300 são considerados indicativos de situações propícias a tempestades severas, enquanto que valores acima de 400 indicam maior probabilidade de eventos tornádicos (MILLER, 1972).

SWEAT = 12Td(850) + 20(TT-49) + 2V(850) + V(500) + 125(S + 0.2)

Onde: 
- TT é o valor do índice Totals; 
- S é função da diferença de direção entre o vento de 500 e o de 850hPa; 
- os termos negativos são setados para zero e valores acima de 250 são considerados indicativos de condições significativas.